quarta-feira, 27 de maio de 2009

Saúde e Apoio Social


A saúde afecta todos os animais, humanos ou não. Importa que cada cidadão conheça os seus direitos quando adoece ou quando algum familiar está na situação de doença, acamado ou com dificuldades de enfrentar sozinho as suas limitações – é aí que se torna necessário articular o sistema de saúde com o sistema de apoio social.
Existem muitos apoios a nível governamental e a nível autárquico, alguns deles não conhecidos pelos que carecem dessa informação. Mas se esta é uma realidade, também há que fazer justiça aos muitos profissionais e não profissionais (instituições particulares de solidariedade social, organizações não governamentais, amigos, vizinhos), que informam, que sinalizam os casos e que acorrem com soluções, ou com ferramentas de apoio.
Saber o que existe e o que falta na Saúde e no Apoio Social na nossa ilha, é um dos objectivos que nos movem nos primeiros contactos nos Caminhos do Faial. Gostaríamos de contar com a sua colaboração.

Fóruns de debate - AGENDA

Participe nos fóruns de debate sobre "SAÚDE E APOIO SOCIAL" na sua freguesia:

  • 27 de Maio (4ªfeira) às 20H30 - Junta de Freguesia de Pedro Miguel

  • 25 de Maio (2ªfeira) às 20H30 - Junta de Freguesia da Praia do Almoxarife

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Caminhos

Sendas, trilhos, veredas, vias, atalhos, carreiros, canadas, caminhos.
Espaços por onde andamos, escolhendo o nosso destino. Por um minuto, uma hora, um dia ou uma vida. Que vamos seguindo, escolhendo – não há escolhas definitivas, em cada dia as renovamos ou seguimos outras opções – e que ora nos aquietam no conforto do conhecido, ora nos surpreendem com um recanto ou um detalhe antes nunca visto. Basta uma luz incidir em determinado momento num certo pormenor e eis que a paisagem se torna, toda ela, mais bela.
Essa transfiguração pode representar um momento raro ou até afectar toda a nossa vida. O que antes era vulgar passa a ser uma preciosidade única. O nosso olhar naquela paisagem nunca mais será o mesmo, porque “l’image n’est pás dans l’object mas dans les yeux.”
O que aconteceu? Permitimo-nos, simplesmente, um novo olhar e esse olhar transformou a nossa vida.
É o que esperamos que aconteça com os Caminhos do Faial. Que novos olhares venham trazer nova luz à nossa terra.

sábado, 23 de maio de 2009

Cidadania

O presente projecto funda-se numa dinâmica social e cultural que não se confina à troca, neste espaço, de opiniões, ideias, perspectivas, concepções, pensamentos, convicções, pareceres, impressões.
Pretende-se encontrar outros caminhos para ir ao encontro dos cidadãos provocando o diálogo, suscitando o interesse, apelando à atenção, atraindo para o centro do debate cidadãos envolvidos, divergentes, desencantados ou indiferentes, cidadãos informados que gostem de partilhar os seus conhecimentos ou cidadãos com falta de informação, que, por hábito ou inibição, não fazem ouvir a sua voz.

Debater, criticar, observar, intervir, significa, na nossa perspectiva, ter uma atitude positiva: acreditar em nós, na nossa capacidade de sonhar, na força de contribuir para o progresso social, na construção que todos nos devemos como seres humanos.

Quanto mais participação, mais cidadania. Uma hora por dia a construir, em harmonia e em sociedade, pode fazer toda a diferença: dá sentido à nossa vida pessoal e pode mudar o valor do mundo.