sexta-feira, 10 de julho de 2009

Parabéns, Genuíno Madruga!

O mundo ficou orgulhoso pelo feito de Genuíno Madruga. Nós, açorianos, e de um modo muito especial, os picoenses e os faialenses, sentimos o feito de Genuíno Madruga como uma vitória nossa.
Entre 25 Agosto de 2007 e 6 de Junho de 2009 Genuíno Madruga cruzou mares, enfrentou bonanças e tempestades, foi o herói da segunda viagem de circum-navegação que, durante 21 meses e 12 dias percorreu 34 mil milhas.
Embaixador dos Açores e de Portugal no seu todo, Genuíno Madruga semeou o conhecimento da sua terra e do seu país, granjeou apreço e admiração, elegendo para paragens referências históricas da emigração açoriana, como São Luís do Maranhão, no século XVII, foi recebido em Dili com honras de Imperador dos Mares pelo Nobel da Paz, Ramos Horta, e em todas as partidas do mundo por onde passou recebeu manifestações de carinho e de estímulo à sua coragem.
Dois momentos especialmente duros marcaram esta viagem de Genuíno Madruga: a passagem do Cabo Horn e a perda do mastro quando o regresso a casa já parecia um último e fácil passo. O “aventureiro” destemido encarou as dificuldades como mais um desafio e venceu-as com a audácia que fez dele o homem que é hoje.
Picoense de nascimento, faialense de residência, Genuíno, nesta segunda viagem à volta do planeta, partiu da sua raiz e a ela voltou, em tempo de Espírito Santo. As raízes que cultivou nesta viagem são mérito seu, mas delas tiram frutos todos os açorianos.
Parabéns, Genuíno!

Sem comentários: