terça-feira, 30 de junho de 2009

JOVENS APROVAM DIRECTRIZES DE ACÇÃO PARA OS AÇORES


Entre 12 e 14 de Junho, na cidade património Angra do Heroísmo, mais de 100 jovens socialistas das nove ilhas dos Açores aprovaram por unanimidade a moção de orientação política global “Eu sou, tu és – Nós somos Açores”, do Presidente da JS Açores, Berto Messias.
Esta moção, que pretende ser um conjunto de medidas de actuação prática, engloba diversas áreas, definidas pelos jovens socialistas, reunidos no IX Congresso da JS Açores “Links para o Futuro”, como prioritárias para o desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores.
Apesar de soar a cliché, o certo é que a juventude ocupa um papel primordial no presente, garantindo a sustentabilidade do nosso futuro. Uma sociedade que deseje seguir no e para o desenvolvimento, não poderá subestimar o poder que os jovens acarretam na sua irreverente e rejuvenescida forma de ver o mundo.
No fim-de-semana do Congresso da Juventude Socialista – Açores, os jovens representativos de uma considerável fracção da juventude açoriana decidiram as linhas orientadoras da sua acção.
Assente nos princípios da Revolução Liberal Francesa de 1789, toda a sua actividade se baseará nos valores da liberdade, fraternidade e igualdade, conscientes da necessidade de consolidação destes valores face à crise económica internacional que avassala o mundo inteiro.
Defendem a emancipação jovem como prioridade da sua acção, uma vez que determina o desenvolvimento das sociedades. Considerando áreas como o emprego e a habitação, estas moldarão o quadro das freguesias e dos concelhos das ilhas açorianas, uma vez que possibilitarão a fixação de jovens.
De igual modo, reclamam por uma juventude mais participativa nas sociedade onde se inserem, agindo cívica e politicamente, em prol do bem-estar dos cidadãos. Recusam a ideia de político para si mesmo ou de gabinete, e reforçam a daquele que produz para os principais destinatários da actividade política: os cidadãos.
Qualificação, inovação, desenvolvimento, empreendorismo, inclusão social, poder local, entre outros temas, foram minuciosamente discutidos, criando-se acções práticas de intervenção.
Esta moção deposita nos jovens socialistas açorianos uma grande responsabilidade. Tentarão derrubar algumas resistências na sociedade através da sua irreverência consciente, acreditando no conceito de bem público e promovendo um desenvolvimento sustentável de todas as ilhas açorianas.

1 comentário:

Tiago R. disse...

Então afinal trata-se do blogue oficioso da JS Faial?

Porque não assumem?

Essa atitude só descredibiliza os partidos e as próprias associações de cidadãos...