sexta-feira, 19 de junho de 2009

SUGESTÕES DOS NOSSOS LEITORES

É NOSSA INTENÇÃO COLHER O MAIOR NÚMERO DE CONTRIBUTOS DOS LEITORES DESTE BLOG, CONTRIBUINDO PARA UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO CÍVICA NA NOSSA ILHA.

Agradecemos ao Velejador e contamos com ele para mais reflexões!

Por uma cidadania de qualidade...
A cidadania é um processo colectivo, onde todos tem um papel fundamental a desempenhar e a desenvolver. Importa reconhecer os cidadãos, que dão sempre o seu melhor, em prol de uma cidadania actuante e contribuem para vencer uma crise generalizada, que vai desde a económica até aos princípios básicos que devem nortear a vivência e o comportamento dos faialenses.
O vento bate-me na face, enquanto o pequeno veleiro vai rasgando o mar (e a vida), meu fiel companheiro, de pensamentos. É sempre assim o mar, impõe-se e obriga-nos a pensar… e reflectir, especialmente a quem vive numa ilha redonda, cheia de labirintos, de interesses, de alguma inveja, de malquerer e de uns poucos, ou muitos, que lutam por uma vivencia onde a fraternidade, a igualdade e a democracia, não são só palavras.
A vida não é feita de facilidades e por vezes tem custos incalculáveis...mas devemos ter as nossas convicções e saber optar sempre por uma cidadania de liberdade, custe a quem custar.
Gosto de ver o Faial a despertar..., no meu observatório, como um voyeur, embrenhado nas notícias e acontecimentos, mas descaradamente atento ao despertar dos que tantas vezes nada tem para dizer, mas falam para se ouvir, enquanto a grande maioria trabalha.
Cada vez mais temos de saber reconhecer quem é importante na nossa sociedade, tão necessitada de cidadãos que pensam, escrevem e actuam, com o espírito de Cidadania e Fraternidade, que partilham as suas ideias, de modo a construir uma vida mais humanizante e com alguma dose de felicidade.

Velejador

Sem comentários: